1. TELE-ECG
O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrões e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições dentro do padrão de normalidade até outras muito graves, como os infartos do miocárdio. O projeto de TELE-ECG é um serviço que já está em execução em todos os municípios do Estado, total de 67 pontos, estes enviam exames diariamente para à central, onde é analisado por cardiologistas e enviado o diagnóstico. Uma das vantagens desse projeto é oferecer o suporte na especialidade de cardiologia para o médico generalista tomar decisões precisas em casos de urgência, exames pré-operatórios e consultas eletivas, já que poucos municípios dispõem de médicos nessa especialidade.
2. TELE- MAPA
É um método não invasivo que permite acompanhar as variações da pressão arterial de um paciente, enquanto este realiza suas atividades de rotina. É amplamente utilizado para diagnosticar ou confirmar a hipertensão arterial, ou ainda para detectar se o paciente manifesta alterações causadas pelo efeito do avental branco, no qual a pressão arterial varia pelo fato de o exame ser feito num consultório, na presença do médico. Como funciona Este exame é realizado pela colocação de um esfigmomanômetro (medidor da pressão arterial) digital portátil no paciente, que o carregará durante 24 horas, exercendo suas atividades normalmente. Durante esse período o equipamento registra as medidas da pressão arterial gravando-as na memória do dispositivo. Ao final deste período, esta informação é transferida para um computador do hospital, no qual um profissional desta unidade enviará o exame à central de laudos. A partir deste momento o médico especialista poderá formular um diagnóstico baseado nos gráficos gerados pelo sistema.
3. TELE- HOLTER
É um método não invasivo que permite a realização de um eletrocardiograma de longa duração (durante 24 horas), monitorando a atividade elétrica cardíaca do paciente. Este exame permite estabelecer uma comparação entre os resultados dos eletrocardiogramas e os sintomas informados pelo paciente, possibilitando uma análise da correlação entre elas. Como funciona Este exame é realizado com o paciente monitorado através de cinco eletrodos que são colocados no peito e conectados em um gravador digital. As informações coletadas são armazenadas na memória do dispositivo para serem analisadas posteriormente.
4. TELECONSULTORIA
A teleconsultoria é uma consulta solicitada por um profissional ou gestor da área da saúde sobre problemas clínicos, ações em saúde ou questões relativas ao processo de trabalho. Utiliza a internet para comunicação entre o solicitante e o Núcleo de Telessaúde. Pode ser assíncrona, quando o profissional solicitante recebe a resposta em texto após, no máximo, 72 horas, através do ambulatório virtual. Ou, síncrona, quando é realizada uma conversa on-line (web conferência pré-agendada) para discussão do problema.